Bem-vindas e bem-vindos!!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A Ginástica Para Todos (ou Ginástica Geral) é uma modalidade que permite a participação de TODAS as pessoas, independente de idade, gênero, classe social ou condições técnicas. Por meio de seus valores e regras flexíveis, ela permite a valorização do trabalho em grupo ao mesmo tempo em que valoriza a individualidade de cada pessoa que a pratica.

Através deste blog, espero poder dividir o meu conhecimento e a minha experiência em Ginástica Para Todos e contribuir para a sua difusão para que um dia ela possa ser desenvolvida no Brasil com a mesma qualidade com que é desenvolvida em outros países.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Obs.: o Blog se chamava "Ginástica Geral", mas devido a mudança de nomenclatura da modalidade pela FIG (Federação Internacional de Ginástica), o nome adotado para o Blog também mudou para "Ginástica Para Todos".


A Gymnaestrada Mundial

                  Olá, pessoal

               Como comentei na última postagem, este mês de julho é muito especial para a Ginástica e, em especial, para a Ginástica Geral (GG). Isso porquê nesse mês aconteceu a  XIV World Gymnaestrada ou Gymnaestrada Mundial, que é simplesmente o maior Festival de GG do mundo! Mas se você perdeu tempo vendo o Brasil perder na Copa América de futebol e nem ouviu falar da Gymnaestrada nesse período, o Blog GG vai explicar um pouco do que se trata esse evento.. rs

               A Gymnaestrada acontece a cada quatro anos em algum lugar do mundo (geralmente na Europa por inúmeros motivos, como infraestrutra, tradição, concentração da maioria dos países participantes, etc), na qual diversos países, representados por diversos grupos de GG  e de outras manifestações gímnicas, apresentam as suas culturas por meio de trabalhos coreográficos, sem quaquer fim competitivo, resultando em um grande intercâmbio cultural e uma grande confraternização entre os participantes.

Abertura da XIV Gymnaestrada Mundial
               A XIV Gymnaestrada Mundial aconteceu entre os dias 10 e 16 de julho (sempre com duração de uma semana), em Lausanne, na Suíça, contando com a presença de 55 países e a participação de mais de 20.000 atletas, em mais de 500 grupos! O Brasil também esteve presente, sendo representado por 688 pessoas, num total de 23 grupos. E, por incrível que pareça, pela primeira vez na história da Gymnaestrada, parte do evento foi transmitido na televisão brasileira, através do canal SporTV2.

  
                Você viu? Aposto que os 4 pênaltis perdidos da seleção de futebol você viu! rs.. 

               Brincadeiras à parte, a exibição da Gymnaestrada por aqui é um marco importante para a ginástica brasileira, pois isso mostra que cada vez mais estamos evoluindo nessa prática e, em especial, na prática da GG. E estamos ganhando reconhecimento por isso! A exibição pelo SporTV2 contou ainda com os ilustres comentários do professor  José  Carlos Eustáquio dos Santos, que durante anos foi responsável pela Delegação Brasileira de GG, tendo participado de várias edições anteriores da Gymnaestrada. O professor José Carlos apresentou o evento de forma muito clara e objetiva no que se refere a sua história e organização, apresentando também sobre a modalidade, sobre a participação dos brasileiros, entre vários outros assuntos relacionados ao evento. 

Foto das antigas Lingíadas
               A Gymnaestrada Mundial acontece desde 1953 (a primeira edição foi em Roterdã, na Holanda), e é organizada pela FIG - Federação Internacional de Ginástica. Sua origem tem relação ainda no século XIX, com antigos festivais  nacionais de ginástica, sem fins competitivos, realizados em alguns países da Europa. Gradativamente esses festivais evoluiram para as "Lingíadas", os primeiros festivais internacionais de ginástica e, posteriormente, para a Gymnaestrada.

                O nome Gymnaestrada se refere a um "caminho da ginástica": "Gymna" = Ginástica; "Strada" = caminho. O Brasil tem seguido este caminho desde a segunda edição do evento, em 1957, na cidade de Zagreb, na Iugoslávia (o Brasil só não participou da primeira e da terceira edição). E a cada evento, é maior o número de grupos que nos representam lá fora. E aos poucos isso tem repercutido cada vez mais aqui no Brasil , principalmente quando os brasileiros voltam da Gymnaestrada, difundindo o que vivenciaram e difundindo a modalidade em si.

               Ao longo da Gymnaestrada acontecem  diversas apresentações simultâneas, de diversos grupos, nos quais se apresentam todos os tipos de pessoas, como crianças, adolescentes, adultos, terceira idade, portadores de necessidades especiais, etc. Todos os envolvidos demonstram, do início ao fim do evento, a sua enorme satisfação em representar os seus países e em mostrar as suas possibilidades de movimento e a sua criatividade, através de seus trabalhos coreográficos, sentindo-se todos vitoriosos, ainda que sem medalhas, cachê ou qualquer outra forma de premiação, como é o propósito da GG.

Desfile das Delegações na Abertura da XIV Gymnaestrada Mundial

               Eu tive a oportunidade de participar da XIII Gymnaestrada, em Dornbirn, na Áustria, em 2007, e posso dizer, com brilho nos olhos, que essa é uma das experiências mais incríveis pela qual alguém pode passar. Do ponto de vista profissional, a Gymnaestrada é riquíssima para aqueles que querem conhecer e entender como a ginástica se manifesta sob a influência da tantas culturas diferentes. É incrível ver a ginástica japonesa, a sueca, a sul-africana, a portuguesa, e de tantas outras nações, e reconhecer as suas semelhanças e suas diferenças, valorizar as suas tantas formas de expressão e admirar a criatividade de todos esses grupos. Além das trocas de informações durante os encontros entre profissionais da área realizados ao final da semana. É realmente um breve, porém grande intercâmbio. E a nossa GG brasileira também é muuuuuito valorizada pelos gringos, viu?!

               Já do ponto de vista pessoal, conviver durante uma semana com mais de 20.000 pessoas  diferentes, vindas de tantos países, trocando inúmeras experiências, fazendo amizades, participando de festas e confraternizações, e ainda sendo aplaudido e reconhecido pelo seu trabalho (mais do que em seu próprio país), é algo que engrandece qualquer ser humano. Posso dizer que voltei uma outra pessoa depois que participei da Gymnaestrada, com novos valores, novos princípios e com muito orgulho de ser brasileiro, pois lá na Áustria  eu descobri o quanto o Brasil é querido pelos gringos. Eles mal sabem dos nossos inúmeros  e difíceis problemas..rs.. mas lá, em meio a tanto orgulho, a gente consegue esquecê-los também.. =)

Alguns amigos e eu na XIII Gymnaestrada, em Dornbirn - Áustria, 2007 (orgulho em sermos brasileiros!)

               Bom, se me deixarem eu fico um tempão escrevendo sobre a Gymnaestrada..rs. Mas vamos por partes. Na próxima postagem vou falar um pouco mais sobre a Gymnaestrada Mundial e o que acontece ao longo desse evento. Mas pra encerrar o papo de hoje, vou deixá-los com dois vídeos da FIG sobre a Gymnaestrada 2011. Até a próxima postagem. ;)

Resumo da Abertura da XIV Gymnaestrada Mundial (Lausanne - Suíça)


Um pouco das apresentações dos grupos presentes na XIV Gymnaestrada Mundial


               Fontes: CBG (Confederação Brasileira de Ginástica); Livro Ginástica Para Todos (José Carlos Eustáquio dos Santos).

------------------------------------------------------------------------------------------------

Conheça mais sobre a Gymnaestrada Mundial na postagem:
* "Um pouco mais sobre a Gymnaestrada Mundial"


E muito mais no Blog GG ;)

2 comentários:

  1. onde vai ser a proxima edicão?

    ResponderExcluir
  2. A próxima edição será em Helsinki, capital da Finlândia, em julho de 2015.

    ResponderExcluir

Seu comentário será analisado e postado em breve.