Bem-vindas e bem-vindos!!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A Ginástica Para Todos (ou Ginástica Geral) é uma modalidade que permite a participação de TODAS as pessoas, independente de idade, gênero, classe social ou condições técnicas. Por meio de seus valores e regras flexíveis, ela permite a valorização do trabalho em grupo ao mesmo tempo em que valoriza a individualidade de cada pessoa que a pratica.

Através deste blog, espero poder dividir o meu conhecimento e a minha experiência em Ginástica Para Todos e contribuir para a sua difusão para que um dia ela possa ser desenvolvida no Brasil com a mesma qualidade com que é desenvolvida em outros países.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Obs.: o Blog se chamava "Ginástica Geral", mas devido a mudança de nomenclatura da modalidade pela FIG (Federação Internacional de Ginástica), o nome adotado para o Blog também mudou para "Ginástica Para Todos".


Conhecendo as Ginásticas Competitivas

               Olá, pessoal! Demorei, mas reapareci... E hoje estou aqui para anunciar as próximas postagens do "Blog GG"!

Um dos 3 ouros da Ginástica Rítmica no Pan!!
               Se você está acompanhando os Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México, provavelmente está vendo a ótima campanha que o Brasil tem feito nas modalidades gímnicas, no caso a Ginástica Rítmica, a Ginástica Artística e a Ginástica de Trampolim ou Trampolim Acrobático. E aproveitando isso, e como também havia prometido há algum tempo, ao longo das próximas postagens pretendo falar um pouco sobre cada uma dessas e outras ginásticas competitivas que compõem a nossa Ginástica Geral (GG). 

               Na verdade, o objetivo é difundir essas modalidades para que as pessoas possam conhecê-las melhor e para que consigam identificá-las e perceber as diferenças entre elas. A ideia também é mostrar como as ginásticas desportivas podem influenciar um trabalho de GG, ou seja, como elementos técnicos da Ginástica Artística ou Acrobática, por exemplo, podem ser utilizados na modalidade.

               Lembrando que a GG possui inúmeras possiblidades de movimentos, que são baseados não só nas diversas manifestações gímnicas, mas também em outras manifestações corporais e culturais, como as artes circenses, as danças, os esportes em geral e as tradições folclóricas, sendo ainda que a GG, por valorizar, em sua essência, a criatividade e a expressividade, possibilita mais ainda a diversidade de movimentos em seu trabalho. Mas para entendê-la um pouco melhor, é importante conhecer todas as ginásticas que a fundamentam.

               Afinal, qual ginástica é qual? Por que muita gente confunde a Ginástica Artística com a Ginástica Rítmica? E qual a diferença entre Ginástica Artística e Ginástica Olímpica? A propósito, você consegue identificar todas as modalidades dessa foto?

Você acertou? Olha aí: argolas da Ginástica Artística (canto acima e à esquerda), uma figura de Ginástica Acrobática (canto acima e à direita), uma dupla de Ginástica Aeróbica (embaixo e à esquerda) e o arco da Ginástica Rítmica (embaixo e à direita).

               Enfim, em breve tentarei responder essas e outras dúvidas, sem deixar de comentar sobre outros temas envolvendo a GG, como a divulgação de eventos, cursos, entre outros assuntos. Mas vou contar com a presença de vocês, hein?! Então até breve!!

------------------------------------------------------------------------------------------------

Confira as postagens da série "Conhecendo as Ginásticas Competitivas":
E muito mais no Blog GG ;)

3 comentários:

  1. Thi, muito bacana essa postagem. Há umas duas semanas o tema co curso de formação do Estado foi justamente Ginástica. è muito interessante que as mídias divulguem mais essas modalidades. Infelizmente por desconhecimento ainda existe muito preconceito relacionado às ginásticas. Mas o principal é que TODOS sem exceção podem e devem praticar ginástica, seja ela qual for.... GG, GA, GR... etc.... Eu apoio essa idéia!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou suspeito, mas concordo com você Tiago! rs..

    Eu me lembro do módulo de ginástica do curso do Estado. Eles defendiam a Ginástica Geral como um conteúdo da Educação Física Escolar..foi bem interessante...com conteúdo (um errinho ou outro, mas que por vir do Estado a gente releva..rs).

    Existem várias questões relacionadas à pouca divulgação das ginásticas de uma forma geral: desconhecimento do público e da própria mídia, preconceito, dificuldade de prática no que se refere à infraestrutra (no caso das modalidades competitivas - GA, GR, Trampolim), crescente desenvolvimento no Brasil (é até recente a prática de algumas modalidades por aqui comparando com Europa, EUA, etc..), enfim...assuntos pra futuras postagens ;)

    Nada impede alguém de praticar GG! Quanto às outras modalidades gímnicas, depende mais do foco do local em que se pratica (clube, por exemplo, quer rendimento, resultado...então acaba selecionando e excluindo - como em qualquer esporte). Já em escolas, qualquer ginástica (com uma boa didática) pode trazer inúmeros benefícios às crianças e adolescentes.

    Mas que bom que futuros professores como você conseguem enxergar a ginástica com outros olhos! O futuro da ginástica agradece!! hehe..
    Valeu pelo apoio e por postar TiagO ;)

    ResponderExcluir
  3. GASTEI MUIITO AJUDOU BASTANTE

    ResponderExcluir

Seu comentário será analisado e postado em breve.